28 de Abril de 2026 · 3 min de leitura

Uma Nova Vida para o meu MacBook Pro

O meu M1 Pro MacBook Pro de 14 polegadas é, ainda hoje, uma máquina perfeita, quase 5 anos após o seu lançamento. Eu não sei se a Apple alguma vez fez um produto tão bom como este computador. Até hoje acho que existe algum arrependimento por este computador ser tão perfeito e fazer utilizadores nem sequer pensarem em mudar para os novos modelos.

Dito isto, o meu querido MacBook Pro tem tido um downgrade assustador desde que atualizei para o macOS Tahoe. Ao ponto de quase não reconhecer aquilo que era uma máquina perfeita. Não havia muito que podia fazer uma vez que dependia muito do computador e tinha praticamente 1TB inteira cheia. Então por muito que quisesse formatar o computador e começar fresquinho, não tinha uma razão forte o suficiente para justificar perder 1TB. Bem... esse dia finalmente chegou.

Nos últimos 2 meses o meu Mac ficou quase impossível de usar. Com autonomia de ~2 horas, CPU sempre acima de 80%, RAM quase sempre apertada, battery drains fantasma dentro da minha mochila, etc etc etc, eu comecei a ficar seriamente desapontado com o meu computador e comecei a evitar utilizá-lo sempre que possível. Tenho conseguido-me dar este luxo por ter um excelente M4 Mac mini onde posso dar off-load do trabalho, mas isto não estava correto. E portanto eu finalmente fi-lo, formatei o meu MacBook Pro, e não me arrependo nem 1 segundo. A bateria, CPU e RAM estão de volta ao normal, o computador está snappy, e genuinamente parece que comprei um novo Mac, estou a amar.

Para além disto, estou a aproveitar para repensar ligeiramente como usava o meu MacBook, e fiz uma ligeira mudança que faz uma gigante diferença. Esta mudança tem a ver com scaling. Este Mac, por predefinição, usa scaling de 982p, o que faz um rácio perfeito de 2:1 com a resolução do painel de 1984p. No entanto, através da aplicação Better Display, tenho experimentado opções de scaling customizadas e estou neste momento a usar 1042p. Isto aumenta ligeiramente o real estate do ecrã, sem comprometer demasiado o tamanho do texto, algo que a opção fornecida pela apple de 1119p faz. Isto é algo que devia ter feito há anos, e recomendo cada um de vocês experimentar. É uma forma de aumentar ligeiramente o espaço do vosso monitor sem ter de comprar um Mac de 16 polegadas.

Scaling default de 982p
Scaling novo de 1041p. Notem as novas linhas que conseguem ver no Safari.

Perfeccionistas vão ser rápidos a apontar que assim já não é feito o tal rácio perfeito de 2:1 que a Apple é conhecida por fazer e que faz padrões e texto ficar pixel-perfect no painel, no entanto, e isto é algo muito mal entendido na bolha da Apple, isto não é um problema. O macOS faz upscale do sistema operativo artificialmente até fazer o rácio de 2:1, e depois faz downscale. Este método acaba por trazer vantages comparativamente a usar sub-pixel antialiasing, e, vendo fotografias macro lado a lado entre o modo padrão, a diferença é quase quase quase 0. Não, fazer scaling fora do rácio 2:1 não faz o texto desfocado, isto é uma misconception gigante. O problema está no font smoothing do macOS. Este é o verdadeiro culpado por fazer o texto parecer desfocado e deve ser tweakado dependo do scaling feito. No meu caso, eu tive de baixar o font smoothing de nível 2 para 1, o que ajuda a mitigar o problema quase por completo.


Comentários