28 de Abril de 2026 · 3 min de leitura
Uma Nova Vida para o meu MacBook Pro
O meu M1 Pro MacBook Pro de 14 polegadas é, ainda hoje, uma máquina perfeita, quase 5 anos após o seu lançamento. Eu não sei se a Apple alguma vez fez um produto tão bom como este computador. Até hoje acho que existe algum arrependimento por este computador ser tão perfeito e fazer utilizadores nem sequer pensarem em mudar para os novos modelos.
Dito isto, o meu querido MacBook Pro tem tido um downgrade assustador desde que atualizei para o macOS Tahoe. Ao ponto de quase não reconhecer aquilo que era uma máquina perfeita. Não havia muito que podia fazer uma vez que dependia muito do computador e tinha praticamente 1TB inteira cheia. Então por muito que quisesse formatar o computador e começar fresquinho, não tinha uma razão forte o suficiente para justificar perder 1TB. Bem... esse dia finalmente chegou.
Nos últimos 2 meses o meu Mac ficou quase impossível de usar. Com autonomia de ~2 horas, CPU sempre acima de 80%, RAM quase sempre apertada, battery drains fantasma dentro da minha mochila, etc etc etc, eu comecei a ficar seriamente desapontado com o meu computador e comecei a evitar utilizá-lo sempre que possível. Tenho conseguido-me dar este luxo por ter um excelente M4 Mac mini onde posso dar off-load do trabalho, mas isto não estava correto. E portanto eu finalmente fi-lo, formatei o meu MacBook Pro, e não me arrependo nem 1 segundo. A bateria, CPU e RAM estão de volta ao normal, o computador está snappy, e genuinamente parece que comprei um novo Mac, estou a amar.
Para além disto, estou a aproveitar para repensar ligeiramente como usava o meu MacBook, e fiz uma ligeira mudança que faz uma gigante diferença. Esta mudança tem a ver com scaling. Este Mac, por predefinição, usa scaling de 982p, o que faz um rácio perfeito de 2:1 com a resolução do painel de 1984p. No entanto, através da aplicação Better Display, tenho experimentado opções de scaling customizadas e estou neste momento a usar 1042p. Isto aumenta ligeiramente o real estate do ecrã, sem comprometer demasiado o tamanho do texto, algo que a opção fornecida pela apple de 1119p faz. Isto é algo que devia ter feito há anos, e recomendo cada um de vocês experimentar. É uma forma de aumentar ligeiramente o espaço do vosso monitor sem ter de comprar um Mac de 16 polegadas.
Perfeccionistas vão ser rápidos a apontar que assim já não é feito o tal rácio perfeito de 2:1 que a Apple é conhecida por fazer e que faz padrões e texto ficar pixel-perfect no painel, no entanto, e isto é algo muito mal entendido na bolha da Apple, isto não é um problema. O macOS faz upscale do sistema operativo artificialmente até fazer o rácio de 2:1, e depois faz downscale. Este método acaba por trazer vantages comparativamente a usar sub-pixel antialiasing, e, vendo fotografias macro lado a lado entre o modo padrão, a diferença é quase quase quase 0. Não, fazer scaling fora do rácio 2:1 não faz o texto desfocado, isto é uma misconception gigante. O problema está no font smoothing do macOS. Este é o verdadeiro culpado por fazer o texto parecer desfocado e deve ser tweakado dependo do scaling feito. No meu caso, eu tive de baixar o font smoothing de nível 2 para 1, o que ajuda a mitigar o problema quase por completo.
Comentários