Quarta-feira, 24 de junho de 2026 · 6 min de leitura
Junho de 2026
Sejam bem-vindos a junho de 2026! Isto é um novo tipo de publicação mensal em que eu falo sobre o que andei a fazer durante o mês. Isto pode incluir coisas relacionadas com o meu trabalho, jogos, séries que ando a ver, interesses, etc. A estrutura será sempre separada em cinco capítulos: Introdução, A usar, A ler, A ver e A ouvir. Acredito que os nomes sejam bastante autoexplicativos.
Portanto, o que é que aconteceu este mês? Como é óbvio, tivemos o WWDC26, que é sempre um dos acontecimentos mais interessantes do ano para mim. Este ano vi o evento no aeroporto, o que foi um pesadelo porque não tinha quase rede nenhuma. Tive de estar constantemente a mudar de qualidade no YouTube.
Fui de férias para o sul de Espanha. Foi uma semana perfeita e que sem dúvida deu para descontrair. Desde praias lindas a monumentos, Málaga e Nerja tinham de tudo. A humidade nesta região era surpreendente, mal saímos do avião ficámos chocados com a quantidade de humidade no ar. É uma zona extremamente abafada, mesmo que estejam apenas 20ºC, vocês vão suar mesmo com manga curta.
Ficámos 4 dias em Málaga e 3 em Nerja. Pessoalmente, estava um pouco stressado com o facto de mudarmos de cidade a meio das férias, mas acabou por ser extremamente tranquilo. Málaga era gigante, tinha um ambiente leve e energético. A night life era incrível, por longe a melhor night life que já vi na vida. As praias eram lindas e a água estava perfeita. O único defeito é a areia ser escura, o que a faz aquecer mais, e ser mais grosseira. Em Portugal a areia é incrível, nós nem pensamos no assunto, quase que a tomamos como garantida, mas temos mesmo sorte.
Trabalho foi também bastante intenso este mês. Fotointerpretei mais de 2000 pontos, o que é extremamente impressionante. Por outras palavras, adicionei 2000 linhas ao meu dataset para criar o modelo de inteligência artificial para detetar perturbações em florestas. Tem sido um trabalho bastante cansativo, mas que está bastante promissor nos testes de performance iniciais. O modelo está neste momento com ~83% de precisão em identificar as perturbações e de que tipo são (e.g. incêndios, cortes-rasos, cheias, tempestades, etc). Os próximos passos agora vão ser processar o dataset, realizar vários testes, e determinar se são necessários mais dados ou não (acredito que sim).
O pesadelo vai ser no final criar os mapas de perturbação para o nosso país inteiro. Estamos a falar de milhões de pixels que vão ter de ser processados a cada ano. E provavelmente vamos criar mapas desde 2016 até 2025, ou seja, ~8.6 bilhões de pixels. Isto é computacionalmente um pesadelo. No entanto, eu tenho acesso tanto a um DGX Spark da Nvidia, como também ao Deucalion, o supercomputador mais poderoso de Portugal, portanto isto não será um problema.
A usar
Nunca apreciei muito feeds RSS. Simplesmente não conseguia ver o valor em segui-los e sempre preferi abrir individualmente cada site e apreciar a estética e identidade de cada um. No entanto, estou a experimentar usar e estou a amar. O software chama-se NetNewsWire e é totalmente gratuito. Existem alternativas com algumas vantagens, como o Reeder, mas algumas funcionalidades básicas são pagas. A aplicação é nativa e usa Liquid Glass, portanto é bastante agradável e fluída ao usar, ao contrário de aplicações Electron que pesam 3GB de RAM.
Uma vez que tenho várias dezenas de blogs, sites de notícias, ciência, etc, não queria estar manualmente a adicionar cada um dos RSS feeds. Então pedi ao Claude Code para encontrar a .plist do Safari que armazena os meus bookmarks e lançar vários agentes em simultâneo para ir buscar os feeds de cada um dos sites. No final, o Claude deu-me um ficheiro .opml, extensão que nunca tinha visto, que é facilmente importado no software, e voilà! Dezenas de feeds foram adicionados em simultâneo e estão todos organizados em pastas de categorias. Vamos ver se daqui um mês ainda estou a usar a app, mas acredito que sim.
A ler
Comecei a ler a Ética a Nicómaco do Aristóteles no início deste mês e tenho estado a amar. É a primeira vez que estou a ler filosofia, mas é uma área que sempre me interessou bastante. O livro analisa e explora o que é ter uma vida boa, o que define uma boa vida? O que é a perfeição? Por muito que pareça difícil, ou até impossível responder a estas questões, Aristóteles consegue.
A ver
Apareceram-me uns vídeos super interessantes sobre o quão improvável a Terra é de se formar, e outro, pelo mesmo criador, sobre o meteorito que matou os dinossauros. Ambos os vídeos são espetaculares e super interessantes. Tenho-os estado a ver no fundo enquanto trabalho e faço outras coisas e tem sido muito giro. Eu não fazia ideia de que o que matou os dinossauros não foi o tamanho do meteorito em si, sim, obviamente que ajudou, mas o que na realidade arruinou os dinossauros foi o sítio exato onde esta pedra gigante caiu. Foi precisamente entre o solo e o oceano, e especificamente numa zona com altos níveis de sulfato e petróleo. Isto na realidade causou a libertação de compostos químicos que reagiram na atmosfera de uma maneira super específica. Se este meteorito tivesse caído noutro sítio, ou, ainda mais assustador, com uma ligeira diferença de ângulo de entrada na atmosfera, era provável não estarmos aqui. Ou seja, o meteorito não foi o que extinguiu os dinossauros, foi o sítio onde caiu e o seu ângulo. Achei super fascinante!
Outro vídeo que vi foi esta entrevista com o Eddy Cue. Eu amo o Eddy e tenho saudades de o ver em eventos. Por muito que este seja o caso, este homem ainda está muito ativo dentro da Apple. Ele é responsável pelos serviços da Apple, nomeadamente o Apple Music e a Apple TV, e tem feito um milagre a estes serviços, principalmente a Apple TV. Séries como Severance, Ted Laso, Pluribus, etc. foram todas aprovadas por ele.
Quero também começar a ver um anime chamado Cowboy Bebop. Eu nunca fui grande fã de animes, apenas vi o clássico Death Note há uns anos, mas a história deste cativou-me imenso e estou ansioso por começar a ver. Para além desta, estou também a ver uma nova série com o Salo e estamos a amar. Não me lembro do nome de momento, mas é das mais conhecidas da HBO.
A ouvir
Eu amo os podcasts do Daring Fireball, sou literalmente viciado em todo o conteúdo dele. Este mês estou a ouvir os últimos podcasts dele onde ele fala sobre o WWDC e todas as novidades das plataformas 27 da Apple. Recomendo imenso este podcast caso não se importem de ser em inglês.
Amo também The Rest is Science. Ouço este podcast quase sempre a conduzir ou nos transportes públicos. Uma grande amplitude de tópicos interessantes são discutidos em cada episódio e acabam sempre por aprender alguma coisa nova, recomendo imenso!
Para este mês é tudo! Até ao próximo!
Comentários