3 NOVEMBRO 2025 · 3 min de leitura
iPhone Air é Uma Brisa de Ar Fresco
Este ano a Apple surpreendeu-me com o iPhone Air. Não me sentia tão entusiasmado com um novo iPhone desde, e não estou a exagerar, o iPhone 11 Pro. Para mim, desde do início, a coisa que a Apple era muito boa a fazer era produtos que te tiravam as palavras da boca. Nos últimos anos senti que isto foi um pouco perdido. Temos tido iteração após iteração nos últimos 5 anos. Mas este ano isso muda. Esta é a primeira lineup desde 2020 que é genuinamente diferente e entusiasmaste, não uma simples iteração.
O iPhone Air é uma autêntica obra de arte, e é um telemóvel que grita Steve Jobs na minha opinião. A elegância e a estética deste telemóvel faz-me lembrar imenso iPhones antigos, e, na minha opinião, aquilo que o iPhone devia ser. Com o passar dos anos, o mercado de telemóveis mudou, e a Apple, como qualquer outra empresa, tem de ser adaptar, de certa forma, ao mercado. Os iPhones que são mais vendidos são os modelos Pro, desde que a Apple começou a fazer Pros em 2019. A ideologia deste modelo até ao ano passado era muito clara, o Pro é o iPhone mais caro, com os materiais premium, melhores componentes e as melhores câmaras. Mas este ano, está na altura de recalibrar, e é isso que as pessoas não estão a entender. A Apple tirou o premium do modelo Pro. O iPhone 17 Pro é o primeiro iPhone a ser verdadeiramente, ideologicamente, Pro. A Apple não quis comprometer o Pro deste ano para continuar a manter a sua estética high-end. Eles disseram NÃO, vamos criar um iPhone verdadeiramente profissional pela primeira vez! O iPhone Air é o resultado da Apple ignorar toda a parte profissional e utilitária que muitos utilizadores esperam hoje em dia, e focarem-se apenas na parte visual e elegância, algo que sou grande fã.
Se estivesse com necessidade de um novo telemóvel, acredito que a probabilidade de comprar este telemóvel era altíssima. Sim, ia sentir falta das minhas três câmaras, é verdade, mas este design é algo que simplesmente fala diretamente comigo. Já tinha muitas saudades da Apple arriscar e fazer algo novo, algo diferente e bold! Este telemóvel é isso. Fez-me perceber que aquela paixão e amor pelos produtos que tinha ha 7 anos não era coisa de ser criança, era porque a Apple era mesmo mais bold nessa altura. Rezo que continuemos nesta direção nos próximos anos, e que deixemos de ter esta filosofia de iterar é suficiente. Não é. Apple, tens de te mexer! Tens de celebrar a espécie Humana, tal como o Steve Jobs dizia. Isso está no ADN da Apple e é isso que ela é.
Este telemóvel dá-me vontade de sair à rua e ir a sitios novos, aprender coisas novas, e simplesmente celebrar a vida. Por muito corny que possa soar, para mim, a Apple sempre foi sinonima deste tipo de sentimento e motivação. Ela sempre me inspirou para fazer mais e melhor. Esta celebração está subsconscientemente presente neste telemóvel, e talvez eu já esteja a ir demasiado deep, mas eu genuinamente acho isto. A lineup este ano é mesmo a melhor que a Apple já fez. Apple, por favor não descontinues o Air, mantem-o na lineup por muitos mais anos! É normal terem havido poucas vendas porque as pessoas tão há anos habituadas a comrpar o Pro, tu própria és a culpada disto! Por isso, por favor, tem paciência!! Dá tempo a este produto, dá tempo para as pessoas perceberem que o Air do MacBook Air é o Air do iPhone Air. Isso tem de ser sedimentado pelo utilizador do dia-a-dia, coisa que ainda não clicou na cabeça dos mesmos.
Comentários