26 de Maio de 2026 · 5 min de leitura

Ferrari Luce é Oficialmente Revelado!

E aqui temos o muito esperado Ferrari Luce, o primeiro carro 100% elétrico da Ferrari. E sim, antes de mais, todos nós podemos concordar que este design é difícil de engolir à primeira vista. Há partes que amo, há partes que... não digo odeio, mas que não consigo entender a visão. Vamos analisar este carro e tentar chegar à conclusão se contratar a LoveFrom para desenha-lo foi boa ideia.

Exterior

O exterior do Luce é, honestamente, um mixed bag. Até sou grande fã da frente. Possui uma asa flutuante que nunca vi em nenhum carro antes. Segundo Jony, a ideia da asa foi um acidente, mas depois de polirem a mesma, concordaram que até funcionava bastante bem, e eu concordo. Os faróis também não me parecem um problema, tal como o resto da frente do carro. A lateral é que começa a estragar um pouco as coisas. Eu acho a lateral demasiado simples, parece quase estéril. Nas palavras do Steve Jobs, onde está o sexo? Não existe. É tudo extremamente suave e arredondado. Existe pouca identidade e personalidade na minha opinião. E por muito que perceba que a ideia era reinventar a linguagem de design da Ferrari para esta nova era elétrica, acho que se esticaram demais. Isto não parece um Ferrari, e por muito que isto possa soar saudosista, é a verdade. A cultura da empresa deve ser mantida, basta olharem para os produtos da Apple desde duas décadas até agora e conseguem perceber que a cultura é a mesma, a visão geral é a mesma. Isso não é o que acontece com este carro. A cultura foi substituída.

Tenho visto algumas pessoas com a narrativa que o Jony apenas deu fruto ao carro da Apple que ele tinha criado mas em nome da Ferrari. Isto é completamente falso. Todos os leaks que tivemos do Apple Car apontavam para o mesmo ser mais do estilo de um SUV do que um carro desportivo. Isto é simplesmente o estilo de design do Jony e do Marc Newson. A carreira inteira de ambos é resumida em uma palavra: minimalismo. Estes designers são conhecidos pelos seus designs orgânicos, curvos e simples. Olhem só para o Ford 021C desenhado por Marc Newson em 2000. O paralelismo é obvio para mim.

Talvez a parte que goste mais é esta parte preta por cima do carro. Estes ângulos que podem ver nas imagens abaixo são bastante interessantes. Parece um carro que vem de 2050. Alias, para mim, o carro em preto fica um pouco melhor do que este azul, vermelho e amarelo que têm mostrado.

A Ferrari lançou também alguns vídeos, mas interessantemente, nenhum deles mostra o carro a ser conduzido, o que é um pouco esquisito.

A traseira também deixa muito a ser desejado na minha opinião. Acho-a muito curta, gostava de a ver a ser mais alongada e agressiva. Não sou fã das luzes traseiras, são aborrecidas e algo vindo de 2005. Muito desapontaste para um Ferrari.

As jantes padrão são giras, nada a dizer sobre isso. Mas as alternativas são um crime. Eu nem tenho coragem de as por aqui porque ia arruinar o aspeto do meu blog.

Mas resumindo, este carro não tem personalidade, é só mais um carro elétrico minimalista que ignorou imenso contexto histórico, a meu ver. Não existe sexo... nem power... nem nada. E atenção, isto custa-me imenso dizer, pois sou grande fã de ambos estes designers, especialmente do Jony. Mas infelizmente esperava muito mais vindo deles. Para quem criou quatro livros com o estudo da história da Ferrari, parece-me que não aprenderam nada, ou que não a entenderam. Este carro provavelmente será um falhanço, não tem a masculinidade típica de um Ferrari, e isso é algo que, gostando ou não, tem peso nestes carros.

Interior e UX

Relativamente ao interior. A história aqui é similar, mas, na minha opinião, melhor. Sim, okay, não tem também aquele aspeto de Ferrari, mas sinceramente aqui parece-me ser mais okay esta mudança de design. Acho que mudança para alumínio e vidro foi a decisão correta, acho que os botões completamente overengineered foram a decisão correta, os ecrãs e o seu design estão espetaculares, etc. Eu não vou entrar muito em detalhes porque já fiz uma publicação aqui no blog sobre o interior há uns meses atrás.

No vídeo do AutoFocus feito pelo Marques, conseguimos ver a sequência de início dos monitores e estes estão incríveis. Se existo algo perfeito neste carro são os monitores e a sua interface. Tudo a perfeitos 60 Hz, OLED com qualidade Retina, animações lindas, tipografia criada do 0 só para o Luce e iconografia também.

Performance e Specs

• Potência: 772 kW (1035 cv)
• Máximo torque: 990 Nm
• Tração às 4 rodas
• Velocidade máxima: 310 km/h
• 0–100 km/h: 2.5 s
• 0–200 km/h: 6.8 s
• Autonomia: ~530 km
• Peso: 2260 kg
• O coeficiente de atrito mais baixo da história da Ferrari
• Preço: ~600 000 €

A performance geral até é bastante surpreendente. É quase equivalente a um Tesla Model S Plaid. 0–100 km/h em 2.5 s, ~1000 cavalos, etc. No entanto, 2200 kilos até dói... meu santo deus... Mas acho que não dói tanto como os inacreditáveis 600 000 . Genuinamente quem é que vai comprar isto?

Enfim, vamos ver como este carro envelhece. Talvez estejamos todos enganados, quem sabe, e isto poderá ser um sucesso gigante. Mas acho extremamente improvável. No entanto, valorizo imenso o esforço por parte da Ferrari para tentarem criar algo novo e entusiasmaste!


Comentários