2 de Abril de 2026 · 1 min de leitura

Artemis 2 é Lançado

Depois de 52 anos, o Homem volta à lua. Tenho estado colado ao ecrã desde do lançamento (que, obviamente, também vi em direto, e com muito nervosismo) a ver todas as manobras e problemas. Até agora está a correr tudo muito bem. Houve um ligeiro problema a T-10min que resoltou num HOLD, mas passados poucos minutos a contagem decrescente contínuou. Também já ouvi a austraunata a dizer que a cabine estava extremamente fria quando acordaram, mas pelos vistos foi uma alteração que Huston fez na ventilação enquanto dormiam e que iriam tratar do assunto.

Isto é sem duvida pico espécia Humana. Isto é provavelmente a coisa mais profunda e incrível que já fizemos. Saber que neste momento, enquanto escrevo isto, existem quatro seres Humanos a 60.000Km da Terra é incrível. E daqui dois dias estarão a ~350.000Km.

Estou muito feliz e entusiasmado, depois da missão ter sido adiada em fevereiro, e de todos os problemas que este programa já sofreu, finalmente está a mostrar resultados verdadeiros e História a ser feita. Espero que o programa continue a ser investido e que daqui 2 anos teremos Humanos a pisar a lua novamente.

For all Humanity.

Lançamento de Artemis II.

Comentários